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A Mediação no Contexto Educacional como Instrumento de Promoção de Direitos Humanos

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A existência do conflito é resultado natural das interações que ocorrem em uma sociedade caracterizada por sua complexidade, diversidade e multiplicidade de ideologias. Para a manutenção da sustentabilidade dos laços sociais é preciso desenvolver uma cultura pacificadora, que fomente a abordagem positiva das controvérsias. Esse processo de mudança de paradigmas, do adversarial para o dialógico, pode ser promovido pela mediação. Quando inserida no contexto educacional, ela assume um papel relevante na criação de espaços de comunicação e de cooperação, nos quais há o respeito à diversidade e o reconhecimento do outro como cidadão.

Nossos autores

  • Rafaela Neiva Fernandes

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Graduada em Direito Aplicado ao MPU pela Escola Superior do Ministério Público da União. Analista do MPU/Direito.

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  • Anelice Teixeira da Costa

    Diretora de Customer Experience no Jusbrasil. Mestre em Acesso à justiça e solução de conflitos pela UFMG. Formação Complementar em Negócios, pela Harvard Business School, em Psicologia pela UFMG e em Negociação pela University of Wisconsin (EUA).

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A existência do conflito é resultado natural das interações que ocorrem em uma sociedade caracterizada por sua complexidade, diversidade e multiplicidade de ideologias. Para a manutenção da sustentabilidade dos laços sociais é preciso desenvolver uma cultura pacificadora, que fomente a abordagem positiva das controvérsias. Esse processo de mudança de paradigmas, do adversarial para o dialógico, pode ser promovido pela mediação. Quando inserida no contexto educacional, ela assume um papel relevante na criação de espaços de comunicação e de cooperação, nos quais há o respeito à diversidade e o reconhecimento do outro como cidadão.

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    Diretora de Customer Experience no Jusbrasil. Mestre em Acesso à justiça e solução de conflitos pela UFMG. Formação Complementar em Negócios, pela Harvard Business School, em Psicologia pela UFMG e em Negociação pela University of Wisconsin (EUA).

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